Participei do concurso de Monalisas da ItsNoon/Urban Arts e criei a minha Monalisa Bathory. Inspiração: Gioconda de Leonardo Da Vinci, o grande mestre artista venerado até hoje.

Monalisa Bathory no concurso de Monalisas

Concurso temático com a seguinte questão/provocação:

Se você fosse o Leonardo da Vinci, como seria a sua Monalisa? 

Copio aqui a chamada descritiva do concurso:

“A galeria Urban Arts está selecionando 30 obras que representem um remix da Monalisa para participar da exposição ‘CROWDART MONALISA’ que vai rolar na galeria Urban Arts em São Paulo. Vale fazer um remix com a obra de Leonardo da Vinci ou então criar a nova Monalisa que tem mais seu estilo. (…) Faça um remix com a Monalisa ou crie a sua, deixe seu traço no quadro mais famoso da história da arte.” (…) | 1. Ao todo serão 30 obras selecionadas para participar da exposição “CrowdArt Monalisa” (de 29/01/2013 a 08/02/2013 na galeria Urban Arts, Rua Oscar Freire, 156 – São Paulo)2. Todos os selecionados que quiserem participar da exposição e vender suas obras deverão se cadastrar no site da Urban Arts na área torne-se um membro . Leia o termo de aceite com atenção para ntender como funciona a política de vendas da Urban Arts. | 4. Os 30 selecionados serão divulgados no dia 07/01/2013* na itsNOON – www.itsnoon.net

— entre outras orientações sobre os aspectos técnicos da ilustração digital, formato do arquivo enviado e informações sobre o licenciamento da imagem selecionada.

Se eu fosse Leonardo Da Vinci, minha Monalisa seria vampiresca tanto quanto a maior, a lendária que bebia sangue das virgens para rejuvenescer, segundo os relatos populares… Sabe de quem tou falando? Da suprema condessa Elizabeth Báthory, também conhecida como Isabel Bathory ou Báthory Erzsébet ou ainda Elizabeta Bathory, a mais cruel e devassa que já existiu — Monalisa Bathory — assim:

monalisa-bathory-darlene-carvalho-itsnoon

Primeiro eu a desenhei a lápis, baseando na aparência da Monalisa do Da Vinci, e finalizei digitalmente. Com muito vermelho, delimitado por áreas escuras e pretas, com poucos tons de brilho.

No próximo mês terá exposição de todas as Monalisas e assim que obtiver todas as informações sobre o evento, publicarei aqui. Aproveita pra assinar a newsletter e não ficar de fora. =)


As informações referentes à data e local da exposição foram mudadas após o término do concurso. 😉
*inicialmente a classificação foi anunciada no dia 07/01/2013, mas houve algum problema técnico e se você entrar no site da itsnoon, vai encontrar outra data na descrição.  (atualização em 13/02/2016)